O Museu Republicano de Itu (SP), cidade considerada o "berço da República", promove uma programação especial e gratuita durante o feriado prolongado da Proclamação da República. Serão realizadas duas mediações educativas nesta sexta-feira (15), além de um recital de piano no domingo (17).

Às 11h desta sexta-feira, a mediação educativa "A Convenção de Itu e a República" apresenta a história do casarão que abriga o museu. No edifício ocorreu a Convenção Republicana de Itu, em 1873, evento que reuniu políticos e proprietários de fazendas de café para debater a situação do Brasil, impulsionando o movimento republicano.

Destinada a visitantes de todas as idades, a mediação apresenta as motivações e os participantes da convenção, além de abordar a criação do Museu Republicano, e a formação de seu acervo e seu papel na preservação da memória republicana.

 

Às 14h, é realizada a mediação educativa "Tarsila depois de Tarsila", com a apresentação de retratos em exposição pintados por Tarsila do Amaral (1886 - 1973) entre os anos de 1930 e 1940.


As obras, feitas sob encomenda pelo então diretor do Museu Paulista Afonso Taunay, retratam personagens importantes no cenário político e religioso do passado, com destaque para os participantes da Convenção de Itu.

Cada mediação atende até 20 pessoas, organizadas por ordem de chegada ao espaço.

 

Recital de piano

No domingo, às 16h30, o Auditório do Centro de Estudos do museu recebe 12 alunos da pianista e regente Denise Trintadue para o concerto "Música através dos tempos".

Os alunos apresentam um repertório de música de concerto com obras de compositores como Bach, Chopin, Beethoven, Villa-Lobos, Rachmaninoff e Satie. Também fazem parte do repertório arranjos para piano elaborados por Trintadue de peças de Ary Barroso, Tom Jobim, Elvis Presley, Lucio Dalla, Taylor Swift, entre outros.

O Museu Republicano de Itu fica na Rua Barão de Itaim, 67, no Centro. 

Segundo matéria do G1 – Portal de notícias.