A inauguração de mais uma unidade da Rede Saber, que oferece ensino em tempo integral, fez parte das comemorações de aniversário da cidade. Localizada na Cidade Nova, a Escola Municipal de Tempo Integral Profª Marilze Calil – Rede Saber Unidade VI, atenderá 520 alunos com matriz curricular obrigatória e projetos especiais com horta, imersão na Língua Inglesa, tecnologia, jogos, leitura, esportes, artes, liderança, iniciação científica, entre outros.

O prefeito Guilherme Gazzola ressaltou que a região do Pirapitingui conta, atualmente, com 1.300 alunos que estudam na rede municipal em período integral, distribuídos entre as unidades da Rede Saber IV e VI, o que representa o maior contingente de contemplados por esse sistema de ensino da Secretaria de Educação de Itu. Ele relembrou que em janeiro de 2017, no início de seu primeiro mandato, a escola Profª Marilze Calil foi invadida e vandalizada em sua parte inferior. E que a diretora Simone dos Santos Leite soube superar aquele fato e modificar a história daquela instituição de ensino.

Guilherme Gazzola observou ainda que o caminhar pela escola, hoje, por salas de aula com ar condicionado e com mobiliários de qualidade, reflete tal superação. E também demonstra que a transformação era necessária e foi promovida nos lugares prioritários, onde se constatava mais necessidade.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Giordani, os vereadores Célia Rocha, Luisinho Silveira, Marcos Moraes e Normino da Rádio, os secretários municipais Plínio Bernardi Junior (Educação) e Sílvia Sório (adjunta de Educação), a diretora do Departamento de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA, Lívia Maria de Sousa, a diretora e a vice-diretora da Rede Saber VI, respectivamente, Simone dos Santos Leite e Vivian Aparecida dos Santos, educadores e funcionários da escola, secretários e diretores municipais.

O secretário municipal de Educação enfatizou que temos obrigação moral de zelar pela nossa cidade e contribuir com o seu desenvolvimento e bem-estar futuros. Mencionou a necessidade de desejar sustentabilidade no sentido de fazer hoje para que as gerações futuras vivam mais e melhor que nós. Comentou ainda sobre a importância da solidariedade e que ela começa na escola.

A vereadora Célia Rocha mencionou, em seu discurso, diversas ações da gestão Guilherme Gazzola nas mais diferentes áreas, além de destacar a qualidade da educação oferecida pela atual administração municipal.

A ampliação e melhoria da referida unidade escolar contaram com nova pintura, parte elétrica e hidráulica, instalação de ar condicionado em todas as salas e ampliação dos sanitários, cozinha mais moderna e novos pisos nas salas de aula e quadra. A equipe da sexta unidade da Rede Saber está constituída por aproximadamente 80 profissionais, entre eles, professores, gestores, técnicos e pessoal do administrativo e da limpeza.

Durante a solenidade, Ariane Maria Cavalcante, mãe da aluna Manuela Cavalcante de Oliveira, afirmou estar muito satisfeita com a escola e a equipe de funcionários. Ariane manifestou respeito e gratidão a todos que estão contribuindo para que a filha, que estuda na referida unidade desde o primeiro ano, tenha um futuro melhor.

Créditos: Dep. Comunicação da Prefeitura Municipal de Itu